Show de Gols: Waldir Amaral! | Rádio de Verdade

Rádio de Verdade | Informação com qualidade!

Início | Contato | Expediente | Show de Gols

Show de Gols: Waldir Amaral!

Ele foi um talentoso profissional de comunicação. Um dos pioneiros na transformação das jornadas esportivas do rádio num verdadeiro show. Criou bordões que atravessaram todo o Brasil e tornaram-se referência nacional como “indivíduo competente”, “o relógio marca”, e “tem peixe na rede”. Criou também o apelido “Galinho de Quintino” que acompanha Zico até os dias de hoje.

Waldir iniciou sua carreira na rádio Clube de Goiânia. No Rio de Janeiro, passou pelas rádios Tupi, Mauá, Continental, Mayrink Veiga, Nacional e Globo. Nesta última, por sinal, permaneceu de 1961 a 1983. Foi Waldir, ao lado de um dos diretores da Rádio Globo, Mário Luiz, o “criador intelectual” da vinheta “Brasil-sil-sil!”, gravada pelo radialista Edmo Zarife durante as Eliminatórias da Copa do Mundo para 1970, para levar a seleção à frente, e que está no ar até hoje.

Waldir Amaral faleceu 10 dias antes de completar 71 anos, vitimado por uma insuficiência coronariana.

Em sua homenagem, a rua Turf Club, no bairro do Maracanã, passou a se chamar R. Radialista Waldir Amaral. Rua, aliás, onde se encontra a sede a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Ouça abaixo a narração de Waldir Amaral: Brasil 4X1 Tchecoslováquia no dia 03-06-70.

Os bordões

Profissional extremamente criativo, Waldir Amaral costumava dizer vários bordões enquanto narrava a partida. Alguns bordões criados por ele:

“Tem peixe na rede do…” Ele dizia quando o time levava gol do adversário:”Tem peixe na rede do Vasco”

“Choveu na horta do…” Ele dizia quando o time fazia gol no adversário: “Choveu na horta do Mengão Brasil”

“É fumaça de gol” Ele dizia quando surgia uma oportunidade de gol: “Aproxima-se da área, é fumaça de gol…”

“Caldeirão do Diabo” A grande área: “Vai cruzar no caldeirão do Diabo”

“Indivíduo competente” Quem fazia o gol: “Indivíduo competente o Zico”

“Deeeeez, é a camisa dele!”

“O visual é bom, Roberto tem bala na agulha” Quando o jogador ia bater uma falta.

“Estão desfraldadas as bandeiras do Fluminense” Ele dizia logo após o gol.

Waldir foi um locutor original e que soube comunicar como poucos. Narrava pausadamente, com elegância e muito estilo. Foi um dos maiores radialistas esportivos de todos os tempos.

Comentários

comentários

http://radiodeverdade.com/2010/04/27/show-de-gols-waldir-amaral/

Michel Menaei e Sergio Solon Santoslocutor padrão do rádio brasileiro / Rádio Globo 1220AM com Waldir Amaral / Waldir Amaral / Waldir Amaral na Rádio Globo

Comentários

  1. Excelente reportagem, mas vale ressaltar que apenas o gol marcado pelo Rivelino foi narrado pelo grande WALDIR AMARAL os outros gols foram narrados por outro grande locutor , JORGE CURI, abraços e sucesso .

  2. Fiquei muito feliz em ouvir a voz do Waldir Amaral, locutor da Globo nos meus tempos de juventude.

  3. fiquei muito emocionado com as narrações, destes monstros sagrados da era do radio, as vezes eu pensava que existia algum tipo revanchismo, entre eles, mas acho que foram coisa imaginarias das nossas épocas, sem duvidas ambos estão eternizados na memória de todas as torcidas dos clubes cariocas e brasileiros.

  4. “Indivíduo Competente” esse Waldir Amaral. Ao lado de Luciano do Vale, Cléber Machado e Jorge Cury, um dos maiores narradores esportivos que pude presenciar ao longo das décadas.

  5. eu tinha maior praze e fica amssioso para que chegasse logo dias de jogo so para ovir este maravilhoso locutr saudades

  6. UNS DOS MAIORES NARRADORES DE TODOS OS TEMPO , SOU NARRADOR TAMBEM E SEMPRE ADMIREI O TRABALHO DO WALDIR

  7. Eu tinha entre 8 e 10 anos de idade, e já ouvia o meu pai ligar nos gols de Waldir Amaral e Jorge Cury. Lembro-me como se fosse hoje das belas narrações destes brilhantes locutores do rádio brasileiro. Os gols de Zico e Nunes ainda hoje estão marcados na memória.

  8. Quando garoto, eu tinha um gravador no qual eu narrava um jogo imaginário, sendo que eu mesmo narrava, fazia o repórter de campo, comentarista e etc…
    Tudo isto inspirado na grande dupla Waldir Amaral e Jorge Cury, mas infelizmente nunca tive sorte neste tipo de profissão, mas quem sabe um dia
    ainda não dou sorte, talento tenho certeza que tenho.

  9. Que maravilha. Recordei o tempo de manino quando meu pai ligava o rádio na Globo aos domingos para ouvir os jogos do Botafogo ou da seleção brasileira. Eu gostava dos bordões do Valdir e dos gols de quase um minuto de duração do Cury.
    Recordei o tempo de menino, os dois saldosos do rádio e o meu pai q também já foi.

  10. sou BOTAFOGUENSE e fã do saldoso VALDIR AMARAL, gostaria de saber como faço para receber, gratuitamente os gol do meu botafogo na voz marcante, deste que foi o MAIOR LOCUTOR ESPORTIVO DE TODOS OS TEMPOS.

    grato

  11. A coisa que eu mais queria era ter os gols do meu Vascão na voza de Waldir Amaral e Jorge Cury mas nunca consegui.
    Manei diversos e-mails para o Panorama Esportivo da Globo mas nunca me responderam.
    Como eu faço para consegui-lo?

    Obrigado!

  12. REAMENTE QUE SAUDADE ,O RELÓGIO MARCA,INDIVÍDUO COMPETENTE,E O FLAMENGO DEFENDERÁ O GOL DA QUINTA DA BOA VISTA E O FLUMINENSE O DO MARACANÃZINHO,ISSO TUDO ÁS 17 HORAS DE UM DOMINGO QUALQUER NO RIO CAPITAL MUNDIAL DO FUTIBOL ,COMO DIZIA O NOSSO SAUDOSO E QUERIDO VALDIR AMARL.

  13. Ouço com satisfação e saudade a voz de Valdir Amaral, com sua voz incrível. Lembro-me das transmissões da rádio Globo na voz dele e de Jorge Cury. Escutei algumas vezes suas vozes que transmitiam jogos da seleção canarinho.

  14. Não só o melhor como o maior narrador de todos os tempos.
    Muita saudade desse irradiador!
    Infelizmente tudo acaba neste mundo!

  15. eu adoro emitar o waldir amaral adorava de ouvir adobradinha de waldir e cury os jogos tinha mais emocao vcs dois pra me nao morreu

  16. Como é bom ouvir nem que seja aqui os gols de Waldir
    Amaral, entusiasmo, vibração…bons tempos, treis radialista que nunca vou esquecer, comunicador…. Helio Ribeiro – Waldir Amaral e Big Boy…Quem sabe aparecem outros com a vontade de sentir as ondas do radio em suas artérias.

  17. Sem sombra de dúvida, os saudosos locutores Valdir Amaral e Jorge Cury foram os maiores narradores esportivos que tive oportunidade de ouvir na minha adolecência. Obrigado por vocês terem existidos.

  18. 03/10/2011

    Sem sombra de dúvida,os saudosos Valdir Amaral e Jorge Cury foram os maiores locutores esportivos e do inesquecível titio Mário Viana que tive a oportunidade de ouví-los na minha infância ao lado do meu falecido pai. Principalmente narrando os gols feitos pelo meu Vascão, na época do Roberto Dinamite.Obrigado por vocês terem existidos.

  19. QUANDO OUÇO AS GRAVAÇÕES COM A VOZ DE WALDIR AMARAL, ME ARREPIO E SINTO MUITA SAUDADE DESSE MONSTRO SAGRADO.

  20. Estou feliz. Ouvi Waldir Amaral. Quanto tempo procurava uma gravação desse inesquecível narrador de futebol. Quero mais! Como seria interessante poder contar com gravações de jogos do meu Botafogo. É possível conseguir?

  21. Ouvir Valdir Amaral e Jorge Curi é ter a certesa que a vida é curta e passa para todos, sejam pessoas do bem ou não. Mas uma coida eles conseguiram, se imortalizaram aos amantes do futebol brasileiro.Que saudade!!!

  22. waldir amaral jamais foi imitado comecei ouvir waldir em 1970 era maravilhoso ouvir tem peixe na rede do mengao eu como botafoguese adorava ele tambem era botafoguese quer tempos bom!

  23. Os áudios acima nos fazem recordar a voz maravilhosa de Valdir Amaral do meu tempo de criança e até quando eu não era nascido. Que bom! Que postem mais vídeos! Que bom!

  24. Por acaso achei um cd compacto com os gools da copa de 1970, narrados por Waldir Amaral e Jorge Curi. Resolvi pesquisar na internet e consegui ouvir Waldir Amaral narrando o jogo de Brasil e Tchecoslováquia onde o Brasil venceu por 4 x 1 de virada. Tive grata satisfação de ouvir este extraordinário narrador Waldir Amaral que nos deixou muita saudade!

  25. MUITAS SAUDADES, VALDIR AMARAL E JORGE CURI SERÃO PARA SEMPRE INSUBISTITUIVEIS, AI SIM, PODEMOS DENOMINA-LOS DE FENOMENOS. CURTI DEMAIS A NARRAÇÃO DOS DOIS E VIBREI MUITO COM O MEU FLUMINENSE AO SOM DE UM MOTO RÁDIO. QUA DEUS MANTENHA PARA SEMPRE OS DOIS EM UM CANTINHO DO PARAISO CELESTIAL.

  26. Começei a gostar de futebol por causa do Jorge Cury na copa de 1966.
    Agora escutando a narração dos gols contra a Tchecoslováquia foi a mesma emoção, aquele Jairzinhooooooooooooooooooooo camisa número 7.
    Aliás o grande Jorge Cury, falou uma verdade que demorou 24 anos.
    Quando o Clodoaldo começou a jogada do 4 gol contra a Itália, Cury disse:
    É o epílogo da festa verde amarela.

  27. Quando garoto, aos l4 anos, ligava o rádio todas as tardesde domingo, principalmente quando tinha jogo do VASCO, lembro-me da seguinte narração: ” Avança moisés tocou para Zanata a Roberto, atenção é gol gooooooooool do Vasco daGama, Roberto, Roberto, Roberto, o Robertão do Vasco tem peixe na rede do Flamengo, individuo competente o Roberto, no detalhe josé Carlos Araújo”.

  28. Valdir Amaral Eternas saudades, ao inciar uma transmissão, sempre dizia ” Você ouvinte é nossa meta, pensando em você é que procuramos fazer o melhor “. O Pelé e Messi do Rádio.

  29. Waldir Amaral é Jorge Cury são insubstituiveis, que saudade, voltei no tempo ao ouvir gols narrados por eles. As transmissões dos jogos narrados pelo Waldir Amaral e o Jorge Cury faziam que que vc visso o jogo, diziam” vejam o jogo auvindo a Radio Globo.

    Trombudo Central , Santa Catarina

  30. “Você ouvinte, é a nossa meta. É pensando em voçê que procuramos fazer o melhor.”

    “Meus amigos do esporte, boa tarde. Hoje é dia de esporte… o domingo é nosso.”

    Waldirrrrrrrrrrr Amaral…………..

  31. Que emoção ao ouvir você de novo WALDIR AMARAL.Saudações tricolores!!! Um carinhoso abraço de quem por muitoas vezes alegraste com teu entusiamo e competência esportiva.

  32. Que saudade das tardes de domingo em Ituacu. cidade do interior da bahia, Flamengo (era apaixonado por esse time)jogsndo, me arrepiava com narracoes de Waldir Amaral no primeiro tempo e Jorge Cury no segundo, nao apareceu ate hoje ninguem igual a eles

  33. Saudade! JORGE COURY,desde os tempos da Rádio Nacional,década de 19950;1960;1970 e 1980.E o pior que: em 1984 Coury foi “tocaiado” e “fuzilado” pelos Diretores da Globo,na época.Alegação de estar:”ultrapassado.

  34. gostaria que eles tivesem vivos para narrar o titulo do botafogo esse ano no rio de janeiro como seria apelido que ele iriam colocar sedoff.abraco de botafoguense que sente sauddes do bons tempos do radio. sou de itabuna ba

  35. Ícone do esportivo narrado no Brasil. Com Jorge Cury, fez uma dupla imbativel, que só traz saudade a quem ouviu. Sinto falta dele nas jornadas esportivas.

  36. relembro com muita saldade as narrações de Jorge curi Waldir amaral mario vianna e joao Saldanha nas tardes de domingo.

  • Enquete

    Qual desses programas você prefere?

    Ver resultados

    Loading ... Loading ...
  • Facebook

  • CBN

  • Categorias

  • Calendário

    abril 2010
    D S T Q Q S S
    « mar   mai »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • Tags

  • Tópicos recentes