A luta de Loureiro Neto pela vida | Rádio de Verdade

Rádio de Verdade | Informação com qualidade!

Início | Contato | Expediente | Show de Gols

A luta de Loureiro Neto pela vida

loureiro

Foto: Toninho Malvadeza

Inspira cuidados o estado de saúde do apresentador Loureiro Neto. Ele enfrenta uma série de problemas cardíacos. Está em casa sob cuidados médicos e tanto a família como o SGR se mantém discretos ao comentar o assunto. Loureiro se afastou dos microfones da Rádio Globo Rio há meses e tem tido todo o apoio do Sistema Globo de Rádio.

Ele estava apresentando o Botequim da Globo e participando diariamente do Globo Esportivo Rio como comentarista.

Foi ele quem substituiu o comunicador Haroldo de Andrade nas manhãs da Rádio Globo. A amigos, Loureiro sempre revelou que não queria ter abraçado a responsabilidade de substituir Haroldo tão repentinamente (informação confirmada por ele no dia da morte de Haroldo, na extinta Rádio Haroldo de Andrade dentro do programa Vibração a 1060 comandado por Victor Grinbaum). Naquele dia a equipe toda estava de prontidão devido à noitícia da morte de Haroldo.

Desejamos saúde ao Loureiro. Torcemos para que ele, um dos maiores nomes do rádio carioca, se restabeleça e retorne aos microfones.

Abaixo você pode conferir uma das últimas gravações feitas por Loreiro antes do afastamento dele dos microfones, gravado pelo operador Toninho Malvadeza, do Show do Antônio Carlos.

 

A História do Comunicador

Loureiro Neto tinha oito dias de nascido quando o pai precisou sair às pressas de Braga, em Portugal, no ano de 1952, para não ter problemas com a famigerada Pide, a polícia política do ditador Salazar. O menino foi criado com a ajuda do avô, que o ensinou a amassar com os pés as uvas que transformava no excelente vinho verde da região do Minho. 

Há mais de meio século no Brasil, onde chegou aos 5 anos de idade, Loureiro Neto só teve dois endereços. Mudou uma vez, para outro prédio, na mesma rua. O garoto cresceu a poucos passos das ondas de Copacabana e resolveu que seria engenheiro. Fez o cursinho para enfrentar a pauleira do vestibular e neste curso tornou-se amigo – e bota amizade nisso! – do narrador esportivo Avelino Dias, cujas transmissões acompanhava pelas ondas da Rádio Continental. 

Avelino se preparava para o exame de Direito. E foi graças à aproximação do colega mais velho que o mais moço descobriu a verdadeira vocação. Nem se incomodou com a reprovação no vestibular de engenharia. Foi a linha torta que o levou ao destino certo – o rádio!

Indicado por Avelino, o eternamente grato Loureiro Neto foi trabalhar na Resenha Esportiva da TV Rio, depois tornou-se repórter esportivo da Rádio Vera Cruz (que pertencia à Manchete) e, desde 1977, faz parte do elenco da Rádio Globo. “Estreei no Globo Esportivo, que tem o mesmo nome do programa atual, mas o formato era diferente. Me deu uma tremedeira do cacete, mas tudo terminou bem”, lembra.

Escalado para acompanhar os clubes cariocas – cobriu o Vasco, seu time de coração, durante oito anos – ganhou fama e vinheta sonora (Loureeeiro Neeeto!!!) quando integrou um timaço que nunca dava menos de 92 pontos no Ibope: a equipe histórica formada por Waldir Amaral, Jorge Cury, João Saldanha e Mário Vianna, entre outros. 
Foram quase 30 anos de participação nas transmissões de futebol na Globo, como repórter cobrindo clubes, repórter de campo e comentarista, até receber um novo convite, em 2002. Mais do que convite, um desafio: ser o titular de um novo programa, o Manhã da Globo, que passou a ocupar o horário exclusivo, durante décadas, do comunicador Haroldo de Andrade. Em 2011, ele trocou a manhã pela noite para assumir o Botequim da Globo, programa que vai ao ar das 20h às 22h, uma espécie de tira-gosto radiofônico que mistura música, entrevista e descontração ao término do dia.

A propósito, Loureiro Neto é nome artístico. Além de sonoro, homenageia um querido e saudoso produtor de vinho verde que ensinou Manuel Fernandes Loureiro, seu nome de batismo, a ter os ouvidos atentos às novidades, mas sempre com os pés bem plantados no chão.

*Com informações da Rádio Globo

Comentários

comentários

http://radiodeverdade.com/2014/01/06/a-luta-de-loureiro-neto-pela-vida/

Michel Menaei e Sergio Solon SantosHaroldo de Andrade / Loureiro Neto está doente / Por onde anda Loureiro Neto / Sistema Globo de Rádio

Comentários

  • Enquete

    Mulher na transmissão esportiva pra rádio é legal ou futebol é apenas pra homem?

    Ver resultados

    Loading ... Loading ...
  • Facebook

  • CBN

  • Categorias

  • Calendário

    janeiro 2014
    D S T Q Q S S
    « dez   fev »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Tags

  • Tópicos recentes